domingo, 29 de março de 2009

desde 4ª a domingo...

Ouvindo a RFM, sentada no chão, de vestido lindo encarnado às florzinhas e depois de ter castigado o Gu, conto-vos o que se tem passado desde 3ª feira. Não tenho escrito que isto tem sido um corropio... aulas de substituição para dar, francês, trabalho, relatórios e lá ando eu de um lado para o outro de bicicleta, pedalando por entre mar, floresta e cidade nesta São Tomé que se embrenha por nós tal como a humidade que se cola ao corpo e pede por um banho refrescante ao final do dia, antes de ir para a cama... o pior é quando não há água!!! E sim, isso é que me descontrola! Água é que não... esse luxo que na Europa não nos falta e que por aqui, sem qualquer razão, por vezes desaparece deixando-me exasperada... as mãos que se sujam tanto, os dentes, o corpo... tudo! Mas, leve-leve e com sentido de humor e umas idas à EMAE (Empresa qualquer coisa da Água e Electricidade) descarregar as fúrias tudo passa e lá continuo de bicicleta a dar aulas. Perguntam-me pelos sumários... sumário?! e a minha cara foi de tal surpresa e "está doido!" que o aluno se desculpa... "é para saber se estamos a seguir o programa", mais perplexidade, dele, "não há sumário... e nem vai haver e eu não vou seguir esse programa á risca, vou dar tudo o que aí está mas não vou dar pela ordem" "não?!" "não, os temas vão surgindo ao longo das aulas..." e assim ficou tal como espantados e assustados ficaram disse que cada aula era um momento de avaliação, e nos testes e exames nada de perguntas directas, de definições, mas sim casos práticos, perguntas de desenvolvimento em que se tem de interligar e brincar com os conceitos. E lá se empenharam em saber muito bem o que é, afinal, a zona de comércio livre, o mercado comum e por aí fora. Pena foi a aula da noite... nada de energia nem tão pouco gerador e lá voltei para casa a pedalar para um jantar em casa do Miguel e da Naima. Jantar acolhedor com direito a brincar com música de guitarras e batuques, tchibichi, e ambiente a pedir para não ir embora... Mas o Miguel teve de ir... e nesse avião também chegou o Godi, "marido" da Mariana e os meus livros, os meus livros, os meus tratados!!! :) Obrigada Kiki!!! E sábado foi de ronha a ver filmes no maple... ida a Nova Moka visitar a Mariana e Monte Café buscar o relatório e... jantar na piroga seguido de beach club! Hoje... dolce fare niente! :)

1 comentário:

Teresa Noéme disse...

Por onde é que tu andas que nunca mais consigo falar contigo? E o blog que demora tanto a ser actualizado? Tenho saudades...
Preciso da tua energia ;)
Começo a ter ciumes dessas tuas aulas na faculdade :P

Jinhos enormes!