quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Saudades, saudades de nhas terras São Tomé e Cascais...

Saudades, saudades, saudades... de nha terra São Tomé.
Ao ver o blogue do Francisco, ao recordar os momentos no Companhia, aquela gente, a, também, minha gente, deu-me um sentimento estranho... estranho pela ingratidão que tenho demonstrado por esta terra que me viu nascer e crescer. Esta terra fantástica que apenas perde pela gente que por cá anda e que dela não recebeu a educação (gente essa que também sai e por lá vai também fazendo estragos). Portugal, Cascais. Desculpem o bairrismo mas é impossível não ser uma ferverosa defensora deste pedaço de terra, mais fantástico que este nosso Portugal. Cascais tem o condão de a cada passo, a cada olhar, a cada respirar e a cada suspirar de saudades me maravilhar. O nosso cheiro, a leveza com que se vive o corre-corre do dia-a-dia. O nosso sol que aquece nas tardes frias, o verde que ainda conseguimos teimosamente pisar contra todas as regras da boa educação inscritas nas tabuletas "Proibido pisar a relva", que mania, que melhor sabor tem para uns pés, mesmo presos a uns sapatos, que caminhar pela relva fresca e macia, só igualável pelas "craonch, craonch" das folhas dos Plátanos a serem por nós pisadas, numa tarde de Outono, segurando uma dúzia de castanhas na mão. Mas tudo vai sendo vivido pela metade, e o que não é inteiro é difícil de gozar plenamente. E o dia há-de chegar... o dia em que me vou tornar a maravilhar plenamente ao sair do metro e ver o Castelo, do alto da sua encosta, iluminado, irrandiando uma luz tão característica da nossa cidade e só possível de apreciar nestas noites, ou, nos fins de semana em que Lisboa se esvazia de gente. E porque fui fazer um treino de atletismo (para o que me havia de dar...) e estou morta, a dissertação fica por aqui,
Xauê! Fica com Deçuê...
ps:Uma coisa fantástica, entre muitas que tenho descoberto, e que me lembrei agora... há um leite que além de ossos fortes, também tem boas notas a matemática! "ganda pinta!"

Sem comentários: