sexta-feira, 8 de agosto de 2008

A última semana... (a net no bem-bom é muito bala e bué bala-bala)


No bem-bom, hoje até que nem vim dar um mergulho, só acompanhar gente e beber um sumo natural - é o único sítio na ilha onde o podemos fazer, por sorte ou "charme" alguns são oferecidos e o pocket money vai dando para os gastos. Por falar em gastos... Hoje fui comprar um cartão de 50 contos da CST, os novos cartões que eles, enganando os clientes, dizem terem baixado os preços. Mentira! O preço das chamadas e das mensagens continua o mesmo, podemos é carregar saldo de menos valor (ah... 50 contos são 50.000 dobras, mais ou menos 2,5 euros). Vim à net ver se consigo colocar o vídeo e fotografias do desfile e da palestra do dia internacional da mulher africana, da formação vocês veêm no vídeo, se o consegir colocar, são a prmeiras images. Entretanto... ontem andei no snorkling pelo lado de fora do bom-bom, excelente, imensos peixes papagaio e moreias... feias "dimás"! Já é sexta-feira e a semana passou a correr... perdi um bocado a noção de tempo, e de hoje a uma semana já é o 15 de Agosto, o Auto de Floripes, a maior festa da ilha. Imensos turistas a chegar... "Brranco, brranco" "muitoê" e portugueses. Ouvi dizer que o Jomin, professor Jorge Miranda para os estranhos, está por cá, mas ainda não o vi. Continuo na minha odisseia em busca de informações para o projecto dos Direitos das Crianças, e que odisseia... mas cheia de "pica". E... lembrei-me agora... falei para a Rádio e para a TVS!, sobre a formação que estamos a dar na Santa Casa e sobre o voluntariado. Nestes entretantos, hoje fui acompanhar a Nha Dungas, que me deu 3 ovos para o mata bicho de amanhã, o Gorila dorme, os mosquitos comem nos intervalos do repelente e eu, para além de coçar, dou-vos notícias e vejo as vossas. Reforço o repelente e... Pássô ô!

E quinta feira escrevi assim... Escrevo este post enquanto me acompanham, 3 meninas vieram acompanhar-me e decidi ainda assim escrever. Decidi fazê-lo especialmente depois de “Máfálda vai deixar ele crescer?” referindo-se ao Gorila, “claro”, “para depois comer ele né?”. Pois é… por não escrever à medida que vou vivendo, ouvindo, sentindo tenho-me esquecido de momentos, frases, conclusões deliciosas que vou vivendo no dia-a-dia. Assim, decidi escrever… também porque estou sem energia (sem luz, como por terras lusas dizemos) e estou com algum tempo, que me tem faltado. Ainda bem!!! As obras no centro começaram, finalmente, e a formação também! Segunda-feira dei o módulo da importância do voluntariado e do serviço na sociedade e, especialmente, na sociedade São-Tomense. Fiz um vídeo no Windows Movie Maker, que aqui vos deixo. Fi-los pensar… reflectir… e deu trabalho. Bastante! Mas tinha 3 horas e conseguiram. Fizeram coisas diferentes, apareceram com ideias novas, debatemos. Fiquei contente! - “todo o branco tem cabelo comprido” constatação feita por quem me acompanha ao apreciar as fotografias que tenho coladas na parede do meu quarto. E recordo cada um de vocês, as saudades e os 10 meses que ontem fiz fora de Portugal. Saudades… imensas. Retomando… ontem, para além de assinalar os 10 meses de pisar solo São-Tomense pela primeira vez e de vida cá sem ir a casa, fiquei muito feliz com a entrega de duas cadeiras de rodas a dois deficientes. O Dr. Mayer, suíço, angariou-as na Suiça, o seu país de origem, e entregou-as à Santa Casa. Nós conseguimos duas para o Príncipe. Para o Inoque e para o Carlos Moreira. A do Carlos vai precisar de várias adaptações… mas foi o que conseguimos arranjar. Precisa de uma cadeira ortopédica todo-o-terreno. E, ontem, a alegria dos pais do Inoque, as refilices do Carlos Moreira e as constatações do Tiobaldo, director da rádio regional, acerca destas refilices que “filho de branco é refilão e exigente”, e ele não conhece o meu “génio”, encheram-me o dia! Oiço música e esta gente canta outra… há falta dos manos tenho esta gente que me acompanha. Agora, dançam!!! Pelos menos não fazem barulho. O Gu acordou e quer brincadeira. Entretanto, palmada no pé, no meu, era um mosquito… nem às 14h me deixam em paz! E por falar neles… terça-feira fui para a Roça em busca de sap-sap, ananás e cacau. Fui “chacinada” pelos mosquitos… mas encontrei cacau maduro e ananás!!! À noite fui jantar ao aeroporto… um excelente caril de frango, galo, rende mais que a galinha, e, como estava bem cozinhado, não estava duro como é habitual na galinha forra! Está calor… vou dar um mergulho! Continuação de Domingo e Segunda-feira! Depois de 3 sumos naturais lá chegou o Ti (o encarregado de mecânica do Bom-Bom), emprestou-me gasóleo e voltei para a cidade. Surpresa!!! Tinha a velada de armas dos escuteiros no Centro. Ofereci-lhes iogurtes e a minha paciência… são impecáveis e uns amores. Barulho a noite toda, e eu que estava a precisar de descansar, e ao pequeno-almoço, eu que tinha guardado um último pacote de bolachas, “ne pas” de bolachas… nem chocolates!!! Um crime!!! Vão ter de resolver… é que aqui, no Príncipe, chocolates é um bem inexistente e bolachas um bem escasso, raro! Bebi uns iogurtes, apesar de ter oferecido, na noite anterior, um a cada escuteiro, e fui para a missa, para as promessas. Transcreveram o nosso cerimonial, e no da promessa de dirigente, como é pouco utilizado, ainda não emendaram as particularidades, então, várias vezes ouvi Portugal e C.N.E…. A tarde foi passada em frente ao computador a fazer um vídeo para a formação que hoje dei sobre o Voluntariado, a sua importância, e o Serviço. Correu bastante bem… mas as actividades foram “puxadas a ferros”, mas consegui e no final fizeram “coisas” muito engraçadas! Depois das 4 horas e um bocado a fazer o vídeo fui até ao convívio dos escuteiros, muita comida e kizomba. Conversas e risos. Vim cedo para casa… e, hoje, formação com tarde de Bisca 61, já levei menos capotes, e passagem no Bom Bom para pagar o Gasóleo. Mais um excelente sumo natural de ananás e… lembrei-me!!! Hoje de manhã tive de ir ao BISTP (Banco Internacional de São Tomé e Príncipe) levantar um cheque em euros, na conversão dava qualquer coisa como “nãoseiquêlá” e 4.000 dobras, como não tinham moedas não me queriam dar as 4.000 dobras. E foi o riso geral por estar a exigir as 4.000 dobras! Ainda é suficiente para 2 iogurtes no armazém! Bem, lá me deram 5.000… ;) era o que mais faltava, o banco a dever-me dinheiro…

2 comentários:

Ricardo Lima disse...

Bem isto agora é sempre a bombar. E os vídoes a ficar mais cromitos ;) Também reparei na foto do guarda-rios. Eles continuam por aí? As fotos do Ricardo vão ser publicadas, porque não há muitos registos da espécie em STP. Se me pudesses enviar as fotos (rfaustinol@gmail.com), com data e local da observação ou outras observações que tenhas podia ser bastante interessante...
Bjs.

João Pereira disse...

Adorei a música (gosto de Ben Harper), e o vídeo faz-me lembrar uns versos do Dave Matthews:

wake up, drinking coffee
making plans to change the world,
while the world is changing us

É esse o espírito... Beijo GRANDE!