sábado, 2 de agosto de 2008

31 de Julho - Dia da Mulher Africana

Deitada na cama, comendo umas esferas de cacau 100% com gengibre cristalizado da Corallo, escrevo este post. Cansada… depois de um dia de trabalho intensivo, especialmente a parte da tarde enfiada no computador, a noite não foi de descanso… gente simpática decidiu “Jambinar”, fazer Jambi, uma manifestação cultural associada à feitiçaria durante a qual se bebe cacharamba, e afins, e se tocam batuques num ritmo constante de transe levando os participantes a actos impensáveis como trepar árvores de costas, caminhar sobre vidros ou rebolar sobre brasas. Antes do Jambi há todo um ritual… desta vez, e para se chamarem uns aos outros, bateram nos portões das casas. Enganaram-se e vieram ao meu, depois de andarem a sussurrar em volta do centro… estão a imaginar o medo. Para completar… os batuques foram a uns 3 metros com direito a gritos e muito ladrar dos cães. Ainda aguentei uma hora… mas depois liguei ao Nicolau, que com a Graça me veio buscar, e dormi lá em casa. O Gorila dormia… deixei-o. Há falta de Gorila, às 6h o papagaio do Nicolau começou a berrar. Lá me levantei e vim ver do Gu, que se tinha conseguido soltar, e comia “feliz e contente” o meu chocolate com nibs de cacau açucarados… pequeno-almoçar. E hoje é dia da mulher africana! Dia especial, pede traje especial e lá me vesti de Sanguê para a palestra sobre a Menopausa. Interessante, especialmente pela afluência, apesar do atraso de uma hora, aliás, só houve essa aflu~encia pelo atraso, ou o atraso foi causado pela espera da afluência… é assim! Infelizmente o cansaço não me deixou ficar para o almoço e para o convívio, que durou até ao pôr-do-sol, até depois de ter chegado a praia, com a criançada, a Joana e o Duarte. Também só fui porque já lhes tinha prometido… ainda os levei ao Pimpa, para comprar ananás e conhecerem a personagem, amoroso e sempre preocupado com a menina Mafalda.

Sem comentários: