domingo, 15 de junho de 2008

Marchas de Santo António

E o Príncipe toma de assalto São Tomé!!! Era assim que ia iniciar o Post ontem, no companhia, às 18h45. As marchas do Príncipe estavam a passar na praça, pouca gente mas algazarra total! Tudo saiu à rua para ver. Lá estava o Nicolau comandando o pequeno pelotão, e senti-me feliz, senti-os também como meus, feliz por terem conseguido afirmar uma parte da sua cultura apesar de estarem longe de casa… e lá seguiu o estandarte com o Santo António, do Príncipe. E a Mariana chegou, e já não pude escrever o post a contar o dia… casa buscar o Gorila e saideira. Último fim-de-semana com a presença do Pde Domingos, vai começar um novo projecto na Trindade. Grande festa, rever o Paulo Jorge e as outras crianças. O abraço de quem nos vai esperando e não sabe que já regressámos, para depois voltar. Santola… a extravagância. Valeu a pena… já tinha saudades e estava excelente, tal como a banana. Bebibas à parte… eu e o Rodrigo demos 20 contos cada um e aparecem 2 cervejas na mesa, do meu sumo, também pedido ao Paulo Jorge, nem rasto… do meu dinheiro nem rasto também… ora que o menino comprou a cerveja do Reicardo com o nosso dinheiro…” Máfáda, não há sumo” “e o dinheiro?” aponta para a cerveja e dá-me um beijinho. Pois claro!!! Manhã e tarde passadas a acompanhar gente… saudades e o tempo é tão pouco, sem transporte, ficam algumas saudades por matar. Entretanto… foi desta!!! Lá fui até á fábrica Corallo… que maravilha de chocolates (já tinha provado alguns). Comparações… sem dúvida muito melhores! Gengibre, laranja, pepitas e…, a novidade! Não gosto de café mas adorei o chocolate com grão de café dentro!
E depois de um dia a fazer de cicerone às novas voluntárias, é sempre um prazer mostrar e dar a conhecer esta cidade, esta gente maravilhosa, terminei o dia a acompanhar a Madre Deus, onde raptei a Mena, que agora me está a fazer tranças, primeiro ao som de Ana Moura, e, agora, ao som do coro… que dois mundos fantásticos! Assim, depois de uma manhã mais demorada em casa com a visita do Dunga e do Geni descemos à cidade e subimos à Madre Deus, baptismos no Bom-Bom (neste caso não o Bem-Bom, mas a “sede” da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, da qual a Madre Deus é capela) deu atraso na missa e não consegui encontrar o Pde Romualdo… mas acompanhei muita outra gente. Soube bem, especialmente dá-los a conhecer à Inês e à Cláudia, ambientá-las também. Seguimos para o mercado. Cebola e alho no sítio do costume, nem foi preciso regatear. Ananás baixou 20 contos, bananas pelo primeiro preço trouxemos mais 3 e alface mais uma. Batata inglesa continua cara… esparguete, salsichas e atum no L&L Bem Estar. Leve-leve… 15 minutos para sermos atendidos, e depois da “bóleia” da manhã decidimos “fretar” o senhor Eduardo para nos levar a casa com as compras, pesadas de mais, e nos deixar no companhia para almoçar com a Cristina e o Vítor. Calminho… agradável. Sobremesa no Miramar e… Madre Deus!!! Raptar a Mena que “acabou de acabar” as minhas tranças!!!
2 horas de sono e post escrito em 3 dias… depois das tranças fui para o bairro. Happy hour alusivo aos santos populares. Música, sardinhas (bastante boas), broa (quer dizer… não a nossa broa…), kizomba e uma alma caridosa que lhes pediu para pararem de tocar… CD colocado e… música de bailarico!!! Que maravilha. Chinelo no pé e descalça, vestido a ondular, mão na cintura, no ombro e mão com mão, separa, roda, simula o arco, corre, vira… Par com o Leonel, dança, bastante. Pagode e divertimento. Convívio. Cartada e… Dolores! Gastar os últimos cartuchos até às 4h da manhã. Cansada, um bocadinho. Mas alegre e feliz. Dançar música de bailarico e depois kizomba, cada uma no seu local soube realmente bem. Seis e pouco e acordar, fazer a mala e gozar o último pequeno-almoço com vista sobre a baía de Ana Chaves. Até daqui a um mês!!! Xauê!


1 comentário:

Anónimo disse...

Fantastico este blog.As historias...as aventuras... a alegria... as fotografias... Tudo!!!
As fotografias em que apareces,Mafalda estas perfeita!Ve se que estas feliz, e isso é o mais Importante!
Diverte te ao Maximo.

ADORO TE