domingo, 25 de maio de 2008

3 razões para celebrar

Foi assim que o Padre Manuel iniciou a sua homilia na missa das 10h de hoje. Missa longa… ou não, para tudo o que nela se celebrou. Assim… antes da liturgia da palavra assistimos às promessas dos escuteiros, desde Lobitos a Dirigentes. Ritual distinto do nosso e vivido com enorme cerimónia e pompa, como STP nos habitua em tudo o que é religioso.

Naturalmente que no início fomos brindados com umas “breves” palavras do chefe de agrupamento (ritual sem discurso introdutório não é ritual) (e a nova aquisição acordou e reclama atenção… além de querer escrever!), depois tudo seguiu o seu tramite… chamada corrida dos elementos, formatura em duas colunas e posicionamento das bandeiras (eles cá fazem sobre a bandeira nacional, a do bureau e a do grupo, alcateia ou clã. Os chefes utilizam somente a nacional e a do bureau e a bíblia), saudação e fórmula da promessa (que é semelhante à nossa). E a nova aquisição começa a ficar irrequieta… é o resultado de ter dormitado ao pequeno-almoço, e claro que nesse estado de sonolência o Pde Manuel não viu qualquer problema na sua participação na missa. Promessas feitas e lá a missa seguiu o seu curso… antes da comunhão, apresentação do Santíssimo e procissão à volta da (zdrio wsw – ditos da nova aquisição) igreja, pelos altares.

Era o segundo motivo para celebrar. A festa do Corpo de Deus. Assim, por cá, as populações das roças juntam-se e constroem um altar onde depositam oferendas que depois o padre se encarrega de distribuir pelos mais carenciados. O Santíssimo sai da igreja, escoltado pela irmandade do Sagrado Coração, abençoando cada comunidade no seu altar, estes estão escoltados pelos escuteiros. Depois desta pequena procissão, o Santíssimo regressa e a missa segue o seu ritual… a comunhão. E a nova aquisição já estava a ficar com fome e ainda mais irrequieta, lá vim para fora da igreja assistir ao final da missa de duas horas. Regresso a casa em passo rápido pois a chuva começava a ameaçar e a nova aquisição a “esfomear”, e claro, depois de uma banana madura e de um amanhecer solarengo… chuva ao almoço.
Para não me habituar mal… (e lá se foi um mosquito…) Ah… falta a 3ª celebração… o dia de África!!! Mas por cá não se viram festejos… No entanto, eu e a nova aquisição, em tributo a este continente, de onde ela é proveniente e que a mim tão bem me adoptou, dormimos a sesta ao som do filme “Nhá Fala”! E agora? Vamo-nos aprontar para um jantar dos escuteiros na casa do Sr. Padre!

Sem comentários: