terça-feira, 27 de maio de 2008

Um dia em Santo António

E adivinhem lá que tempo esteve hoje??? Na… só choveu à tarde!!! (na altura em que eu pensava ir dar um mergulho…) Bem… mas hoje o dia começou bem cedinho e com sol. Céu azul, não o azul límpido de cascais, mas com os morros fascinantemente recortados na paisagem. Às 7h já estava a caminho do aeroporto para deixar o Nicolau que iria a São Tomé para conhecer a Santa Casa e ter formação… iria porque não foi. Os controladores aéreos do Gabão, de onde vinha o avião que seguiria para São Tomé, estão em greve. Esteve lá a manhã inteira e por volta das 13h lá lhes deram ordem de soltura e regressou a Santo António… má altura… altura da sesta do Gorila. Claro que esteve rabugento a tarde toda! (agora está a dormir no meu ombro) De noite já sabe que dorme no seu cantinho, debaixo da minha escrivaninha, mas à tarde, enquanto eu vejo um filme, gosta, não dispensa, a sesta aninhado em mim. Hábitos… E a manhã tinha sido agitada… a loucura!!! Primeiro, no caminho para o aeroporto, eu a conduzir, a carrinha atingiu os 50 km/h e pus a 4ª – o Nicolau ia tendo um ataque cardíaco… é a única pessoa que conheço capaz de fazer trajectos em 1ª, e com ele o carro vai até aos 10 km/h! À volta, fiquei na escola a ensinar aos mino quetê as músicas para o primô zunho. Hino Nacional cantado (cantam todos os dias antes de começarem o dia de aulas), beijinhos dados e fui buscar o Gorila para tomar o pequeno-almoço. A diversão… estou a educá-lo. Claro que não o posso deixar roubar comida do prato, e, além da palmada, há que falar com o piqueno… é a diversão para a Juditinha e para a Piqui (uma rapariga amorosa que lá trabalha), eles que nem dão nome aos animais (mas à pouco baptizei o gato deles de cão!) quanto mais falar “parecendo que é com gente”. Mata bicho tomado e vim ver se já tinha o mail com o formulário para poder inserir os dados das entrevista. Niente… e… je ne vá pas travalier. Fiquei na converseta na net (tarefa complicada… com o sol a reflectir no ecrã) e… mais crianças! Desta vez o chamariz foi o Gorila… “Olha macaquinho lá” “Olha, olho di macaquinho” “Vê pê di mácáquinho…” “Eli comi?” “Não, mácáquinho não comi, pica” “Eli tem denti?” “Macaquinho está na maderra deli”, maderra é madeira/árvore, e a madeira era o meu pescoço… Grande algazarra!... até a bateria ter ido, e eu também. Directa para escola primária ensaiar outra “fornada” de crianças. Almoço bastante divertido com um dos únicos 5 europeus da ilha, o João, Jean, da Ponta do Sol. Francês, português, inglês, lung’ihé e “pretoguês”, uma miscelânia bastante engraçada. Banho ao Gorila… o primeiro, e sesta. Interrompida. Ida ao aeroporto e passagem por Porto Real para acompanhar o Dunga e os avós. A tarde finalizou com lanche no Caravela, a fazer lembrar o Jasmim de São Tomé… “sumos naturais?” “já não temos” “búzio?” “de momento não” ” gingumba? Também não, acabou” “outro aperitivo?” “acabou”… e foi assim! Agora, depois de jantar na juditinha, escreve-se e ouve-se a RFM. Maravilhas da tecnologia!!! Ah!!!… e porque é que gosto tanto disto? Só aqui é que dá para ir à casa de banho, no gabinete da assembleia regional (a única por perto) e deixar o portátil na rua, ligado e nada lhe acontecer. Mas o melhor? Ver alguém a passear cabras por uma “trela”. Além de andar com o Gorila ao pescoço e ninguém se importar…


1 comentário:

Anónimo disse...

Mafaldinha!

É bom saber notícias tuas, vou acompanhando teu blog com um misto de inveja e com saudades.

Beijo mto grande.

Luís Máximo